No passado dia 10 de dezembro, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) esteve representada no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Taekwondo, por 22 atletas. A competição decorreu no Seixal e a Academia Minhota foi premiada com o Troféu Coletivo de Ouro, juntamente com 14 medalhas.
Em técnica de DAN, Mara Francisco tornou-se campeã nacional universitária, após conquistar a medalha de ouro. Por sua vez, em técnica de KUP, a Academia Minhota esteve representada individualmente e em equipas. Mafalda Couto atingiu o terceiro lugar e foi premiada com a medalha de bronze. Já as equipas mistas, compostas por Diogo Barros e Laura Duro e Beatriz Carneiro e Pedro Cruz, ganharam a medalha de prata e de bronze, respetivamente.
Nos combates, a AAUMinho subiu uma dezena de vezes ao pódio. Em <46kg, Laura Duro somou uma medalha de bronze, enquanto que Mafalda Couto foi premiada com a medalha de prata, em <49kg. Nos <53kg femininos, Ana Coelho sagrou-se campeã nacional universitária, após conquistar o primeiro lugar, seguida por Filipa Bastos na terceira posição, com a medalha de bronze.
Em relação aos combates masculinos, Diogo Barros terminou em terceiro lugar, em <58kg. Também Miguel Gonçalves, Joel Gama, Ivo Boas e Ricardo Carvalho conquistaram a medalha de bronze. Os dois primeiros atletas em <63kg, enquanto que os dois últimos em <74kg. Por último, mas não menos importante, Tiago Alves foi premiado com a medalha de prata, em <80kg.
Ao todo, os atletas minhotos somaram duas medalhas de ouro, três medalhas de prata e nove medalhas de bronze. Desta forma, a Academia Minhota conquistou o Troféu Coletivo de Ouro.
A AAUMinho parabeniza e agradece a dedicação e o esforço de todos os desportistas, desejando-lhes os maiores votos de sucesso para o futuro!
Créditos das fotografias: FADU Portugal