Na tarde de quinta-feira, fui, em representação da Associação Académica da Universidade do Minho, eleita como Presidente da Comissão Permanente do Conselho Municipal da Juventude de Braga e queria aproveitar este momento para partilhar, junto da Comunidade Académica, o que é e o que pode significar.
Comecemos pelo básico, o Conselho Municipal da Juventude, comumente conhecido por CMJ, é um órgão consultivo da Câmara Municipal de Braga que junta as diferentes organizações de juventude do município. Entre Associações Juvenis do Ensino Básico, Ensino Secundário ou do Ensino Superior, entre Juventudes Partidárias, Associações Jovens, os Escuteiros e as Guias, este órgão serve como instrumento de participação jovem, promovendo a auscultação, discussão e a aprendizagem entre jovens, estruturas e decisores municipais.
Para que as políticas municipais de juventude se revelem ainda mais úteis e eficazes, correspondendo às necessidades dos jovens, é essencial a criação de espaços como o CMJ pelos decisores políticos e o envolvimento e participação ativa e informada da comunidade, como é o caso dos representantes das organizações de juventude da cidade.
Nós, a Associação Académica da Universidade do Minho, entre Núcleos, Secções, Delegações e Grupos Culturais, juntamos um grande número de estruturas presentes no CMJ e assumimos um papel de destaque na defesa dos interesses dos estudantes, que são, na sua grande maioria, jovens. Tudo isto faz com que exista um alinhamento daqueles que são os objetivos da AAUMinho e os objetivos dos jovens da cidade de Braga, o que por sua vez amplia aquele que já é o grande impacto da Associação Académica na comunidade. Significa ainda que alguns dos nossos objetivos são mais facilmente alcançados, quer em áreas como os transportes, o alojamento ou a segurança, quer promovendo a vertente social ou no exemplo e crescimento do associativismo, sempre dentro e fora das portas da UMinho.
Esta é também uma oportunidade de elevarmos a participação das diversas Associações Juvenis da Universidade do Minho, capacitando-as para um trabalho mais global. Queremos dar a conhecer e emancipar a participação destas e das restantes estruturas no CMJ porque organizações preparadas e competentes resultam num CMJ de qualidade e qualificado para fazer frente aos desafios dos jovens.
Relativamente à Comissão Permanente, esta tem precisamente o objetivo de promover e acompanhar o trabalho do CMJ de Braga, juntando e dinamizando as diferentes organizações de juventude e garantindo que vão ao encontro das necessidades dos jovens da cidade.
A AAUMinho na Presidência da Comissão Permanente do Conselho Municipal da Juventude de Braga demonstra a confiança e a credibilidade que representamos para o associativismo na cidade. Contamos, pela nossa natureza, com uma enorme abrangência nas nossas ações e somos sobretudo uma estrutura capaz de unir as diversas associações em torno dos seus objetivos comuns e garantir que a vontade dos jovens é executada pelos respetivos poderes autárquicos.
Prova disso é a constituição da Comissão, em que 3 dos 4 outros membros são integrantes da Comunidade Académica da Universidade do Minho (ESN Minho, NECP e ADAUM). A própria candidatura é o reflexo daquilo que é a participação da AAUMinho na vida dos jovens e do contacto diverso e politicamente ativo que apresentamos e que queremos continuar a apresentar.
Margarida Isaías, Presidente da AAUMinho
P’la Direção da AAUMinho