A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) lançou, esta tarde, a II edição do projeto de voluntariado universitário “UMSumário”, uma iniciativa que tem como missão apoiar e acompanhar o trabalho escolar dos alunos do 1º ao 3º ciclo do Ensino Básico. Esta atividade pretende promover o sucesso escolar de vários alunos neste início de ano letivo limitado pela situação atual de pandemia.
O objetivo das tutorias passa por facultar um acompanhamento individualizado e de proximidade, de forma a favorecer a autoestima e a confiança dos alunos, através do gosto pelo estudo e pela valorização pessoal. A primeira edição decorreu durante o terceiro período do último ano letivo e teve uma adesão muito forte, contando com uma centena de participantes.
Sem qualquer custo associado ao projeto, cabe à AAUMinho a sinalização das crianças e jovens envolvidos na intervenção, bem como a gestão de todo o processo, atuando como intermediária entre as famílias e os voluntários. O caráter digital e a eficiência do UMSumário permitiram alcançar alunos residentes em sete distritos e provenientes de diferentes ambientes culturais e socioecónomicos, com destaque para a participação de crianças e jovens migrantes da Síria e do Iraque. Para Rui Oliveira, Presidente da AAUMinho, esta situação em especial traduz o impacto significativo do projeto.
“O trabalho desenvolve-se através da dinamização de sessões de apoio ao estudo, onde os estudantes são desafiados a contribuir ativamente para o desenvolvimento pessoal e social dos mais novos, a partir do recurso de plataformas digitais”, concluiu Rui Oliveira.
Os encarregados de educação também demonstraram a sua satisfação relativamente ao UMSumário, salientando a referência e o exemplo dos voluntários para os participantes e a autonomia que os alunos começaram a desenvolver.
Todos os encarregados de educação ou alunos interessados em beneficiar deste apoio deverão inscrever-se aqui. Já os estudantes da Academia Minhota que pretendem ser voluntários no UMSumário podem candidatar-se através do seguinte formulário.