Os tempos recentes têm trazido circunstâncias particularmente disruptivas para o ensino tradicional no ensino superior. A transformação exigida às abordagens pedagógicas traz desafios a toda a comunidade, incluindo aos próprios estudantes. Por conseguinte, a formação de representantes de estudantes do ensino superior na área de inovação pedagógica é, hoje, extremamente importante por várias razões, entre as quais:
- Representação estudantil crítica e informada e participação efetiva na definição das políticas de ensino e aprendizagem da instituição, incluindo no que concerne a novas abordagens de ensino ou avaliação, e à adoção de novas tecnologias e sistemas de promoção de integridade académica;
- Melhoria do ensino através de mais e melhor colaboração entre os representantes dos estudantes e os professores ou outros membros da estrutura docente;
- Apoio informado à avaliação e disseminação entre pares: as inovações para se efetivarem, devem ser compreendidas e participadas por todos os estudantes, o que confere enorme relevância ao papel dos representantes.
Perante a importância da formação de representantes estudantis o Centro IDEA-UMinho e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), vêm propor uma nova formação “Estudante+”, destinada a estudantes de Licenciatura/Mestrado Integrado/Mestrado. Esta realizar-se-á em 4 sessões, a decorrer entre os dias 24 de outubro e 2 de novembro.
Esta formação proporá aos participantes, uma atualização e uma perspetiva internacional sobre tendências e modelos atuais dos processos de ensino e de avaliação no ensino superior. Focar-se-ão particularmente modelos baseados em investigação e boas práticas internacionais relativas ao papel e ao envolvimento dos estudantes na definição e acompanhamento das mesmas. No final da formação, pretende-se que cada representante identifique linhas de intervenção adequadas traduzida num mini-projeto de intervenção, com potencial de beneficiar o componente pedagógico do seu curso. Os mini-projetos são desenvolvidos com apoio de facilitadores, docentes do Centro IDEA-UMinho e estudantes da UMinho.
As atividades de formação decorrem entre as 18.00h e as 20.00h, e abrangerão 4 sessões (8h de contato): 24 outubro (presencial, Campus de Gualtar); 26 e 31 outubro (online); 2 de novembro (presencial, Campus de Azurém). (Programa em anexo)