Desporto

Andebol Masculino alcança o 3º lugar nos Europeus Universitários

Andebol Masculino alcança o 3º lugar nos Europeus Universitários

A equipa de andebol masculino da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) viajou até à Polónia para participar no Campeonato Europeu Universitário, que decorreu entre o dia 4 e 10 de julho, em Bydgoszcz.  Depois de ter alcançado o primeiro lugar em Guimarães, os minhotos representaram, pela segunda vez consecutiva, a nação portuguesa e conquistaram a medalha de Bronze.

A formação do Minho estreou-se na competição com a baixa de quatro jogadores que estiveram presentes na fase nacional: Pedro Carvalho, Nuno Silva, Hugo Rosário e Francisco Silva. Colocada como cabeça de série do grupo A, a AAUM entrou a ganhar, vencendo a Universidade de Nikola Tesla, da Sérvia, por 27-22.

Na decisão do primeiro lugar do grupo, os minhotos tiveram pela frente o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique. Num jogo onde o equilíbrio reinou durante os 60 minutos, os pupilos de Eduardo Fernandes carimbaram o passaporte para os quartos de final da prova, levando a melhor sobre a turma da Suíça por 27-24.

Já inserida nas oito melhores equipas da prova, a AAUM elevou a fasquia. A missão minhota em chegar à final complicou, encontrando a Universidade de Bochum na fase a eliminar, conjunto que levou o ouro para casa nos Europeus Universitários realizados no ano passado. O pavilhão parou quando a formação minhota venceu os alemães por 25-21, o que surpreendeu todos os presentes.

Na representação de Portugal, os minhotos mostraram que não estavam na Polónia para brincar e começaram a acreditar cada vez mais em realizar o objetivo proposto. A equipa oriunda do Minho partiu para as meias-finais só com vitórias no caminho. Apesar de os minhotos terem jogado de alma e coração, a Universidade de Desporto da Colônia acabou por vencer pela margem mínima, numa partida imprópria para cardíacos.

Ainda assim, a AAUM não baixou os braços perante a derrota para os alemães. A luta por um lugar no pódio ficou marcada por um clima quente, onde os minhotos asseguraram o triunfo sobre a Universidade de Rijeka por 28-27. O jogo decidiu-se no último segundo, com os comandos de Eduardo Fernandes a conquistarem o terceiro lugar da competição. O conjunto do Minho regressou a Portugal esta sexta-feira, trazendo na mala a medalha de Bronze e ambição de voltar ao Campeonato Europeu Universitário para alcançar o troféu de vencedor.