Desporto

Campeonato Europeu Universitário de Futsal 2019 apresentado em Braga

Campeonato Europeu Universitário de Futsal 2019 apresentado em Braga

Decorreu, esta sexta-feira, no Espaço B-Lounge da Biblioteca Geral da Universidade do Minho, em Braga, a cerimónia de apresentação do Campeonato Europeu Universitário de Futsal 2019 (EUC Futsal 2019). Depois da organização de cinco europeus universitários, a parceria entre a Universidade do Minho e a Associação Académica da Universidade do Minho vai voltar a reunir-se para organizar um dos maiores eventos europeus a nível universitário.

A apresentação oficial do evento contou com a presença de Rui Vieira de Castro, Reitor da UMinho, Nuno Reis, presidente da AAUM e do Comité Organizador, António Paisana, administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), Firmino Marques, Vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Francisco Duarte, Vice-presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), Hermínio Loureiro, Vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, entre outros.

Na sua intervenção Nuno Reis destacou o “desenvolvimento das pessoas através do desporto universitário”, estando convicto que este será o melhor europeu de futsal desde a história do evento. O presidente da AAUM acrescentou ainda que vê esta competição como “uma oportunidade para divulgar a cidade de Braga a todos os níveis”, não negando o desejo de ganhar o troféu a jogar em casa. Por sua vez, o reitor Rui Vieira de Castro salientou que a UMinho tem apostado de forma regular e continuada no desporto e reforçou a ideia de que “a prática desportiva é essencial para a criação de bons cidadãos e de bons profissionais”.

Posteriormente à sessão de apresentação, realizou-se um debate sobre o tema “Carreira Dual no Ensino Superior”, que contou com a presença de André Coelho, jogador do SL Benfica, Nilson Miguel, jogador do SC Braga/AAUM, Telma Pereira, jogadora do Nun´Álvares/IESFAFE e de Jorge Braz, atual selecionador nacional de futsal. Os três atletas falaram das dificuldades em conciliar a vida académica com o desporto. Já o treinador da seleção portuguesa de futsal, que começou o trajeto a orientar equipas da Universidade do Minho, deu importância ao desporto universitário, visto como um “trampolim” para as carreiras profissionais.

O Europeu Universitário de Futsal Masculino e Feminino vai decorrer de 15 a 23 de julho, na qual é previsto a envolvência de 40 equipas (24 masculinas e 16 femininas). São esperados cerca de 500 participantes, vindos de vários países da Europa. De salientar que a equipa de futsal masculino da UMinho sagrou-se, no ano transato, vice-campeã europeia universitária, depois de perder a final nas grandes penalidades por 5-6 frente à Universidade de Málaga.