Desporto

Guimarães acolhe apresentação oficial das Fases Finais dos CNU’s

Guimarães acolhe apresentação oficial das Fases Finais dos CNU’s

O Instituto de Design, do Campo de Couros, em Guimarães, recebeu hoje a apresentação oficial das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU´s 2019), que vão decorrer de 29 de abril a 10 de maio na Cidade Berço. Numa parceria conjunta entre a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e a Universidade do Minho, são esperados cerca de 2500 atletas e mais de 150 voluntários.

A cerimónia de apresentação contou com a presença de António Paisana, administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), Nuno Reis, presidente da AAUM e da comité organizador, Daniel Monteiro, presidente da FADU, Ricardo Costa, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, assim como outros representantes de instituições que vão apoiar a organização do evento.

A imagem da competição foi apresentada pelo presidente do comité organizador. Os participantes vão carregar o logótipo que representa a muralha da cidade de Guimarães e folha alusiva à sustentabilidade. Nuno Reis agradeceu ainda à FADU a confiança depositada na organização de mais uma edição dos CNU´s, tendo como principal objetivo elevar ainda mais a fasquia da competição.

Num segundo momento desta sessão, Diogo Arezes apresentou um plano de sustentabilidade assente na prática desportiva. A reutilização de todo o tipo de materiais será o primeiro passo, tanto pela entidade organizadora, como pelos participantes. Em termos de ética e responsabilidade social, a aposta do comité organizador passará por uma cultura assente no fair-play e nas relações criadas.

“Os objetivos gerais da associação do plano de sustentabilidade dos CNU´s são inovar, liderar, envolver e construir um legado para eventos universitários futuros” explicou Diogo Arezes, responsável pela elaboração deste documento. Ao longo da competição, o plano de sustentabilidade será também aplicado nos transportes, na alimentação e no consumo energético.

António Paisana falou do desporto universitário como um espaço de grande valorização, tendo como objetivo proporcionar uma formação completa aos seus estudantes. O administrador dos SASUM evidenciou ainda a importância que esta competição irá deixar na sociedade local, estando convicto que a equipa organizadora terá condutas exemplares durante o evento.

O vereador da Câmara Municipal de Guimarães salientou o enorme orgulho e responsabilidade que é receber os CNU´s, reforçando a ideia de que a Cidade Berço está habituada a receber eventos desportivos de grande dimensão. Ricardo Costa não esqueceu a questão da sustentabilidade, considerando este plano, que tem o cidadão como o topo das prioridades, um elemento diferenciador e único na competição. “Acho que Universidade do Minho deve pegar na ideia e elaborar um projeto para trazer um curso superior de Desporto para Guimarães.”, foi o desafio lançado à academia minhota pelo representante do município.

Na última intervenção da apresentação, Daniel Monteiro evidenciou a proatividade e a capacidade de inovação da entidade organizadora, tanto em atividades nacionais como internacionais, que muito têm contribuído para o desenvolvimento do desporto universitário. O presidente da FADU destacou ainda esta edição dos CNU´s, como sendo o primeiro evento multidesportivo após a aprovação do estatuto estudante-atleta.

Durante duas semanas, oito modalidades vão competir para apurar os campeões nacionais universitários 2018/2019, com vista a garantirem um lugar nos Campeonatos Europeus Universitários. O sorteio das Fases Finais dos CNU´s está marcado para o próximo dia 9 de abril na Plataforma das Artes e Criatividade, em Guimarães.