Desporto

Guimarães deu as boas-vindas às Fases Finais dos CNU's 2019

Guimarães deu as boas-vindas às Fases Finais dos CNU's 2019

As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários na sua versão Guimarães 2019 tiveram início este domingo, na cidade de Guimarães. A marcar o arranque das competições esteve o Campeonato Nacional Universitário de Atletismo de Estrada, onde a Universidade do Porto arrecadou o ouro do coletivo, e a Corrida Guimarães, Cidade Universitária, onde participou também a população vimaranense.

Na cerimónia de abertura, o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho e Comissão Organizadora Local, Nuno Reis deu as boas-vindas ‘à grande festa do desporto universitário’ e destacou a ‘consciencialização social’ que são bandeira na edição deste ano e que levaram inclusive à elaboração de um plano de sustentabilidade com iniciativas previstas durante toda a competição. A Universidade do Minho, na voz do seu reitor, Rui Vieira de Castro, demonstrou todo o entusiasmo em acolher as várias provas ao longo das próximas semanas. ‘É com grande alegria que recebemos estas fases finais, é para nós uma grande honra’, assegurando que a organização estará ‘em linha’ com o padrão de exigência pedido.

A cidade-berço será palco dos grandes acontecimentos do desporto universitário até dia 10 de maio, uma ‘cidade universitária, histórica, de grande cultura e de desporto’, segundo palavras do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança. ‘Contamos com a alegria dos estudantes que, através do desporto, formam uma enorme cumplicidade’, frisou ainda o autarca local. Na mesma sintonia, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, enalteceu o apoio dado pelos municípios às iniciativas que incentivam à prática desportiva ‘vamos comemorar até dia 10 de maio o desporto universitário’ e desejou uma ‘saudável e salutar competição, com fairplay’

Em jeito de conclusão dos discursos de abertura, o presidente Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro, agradeceu a todas as entidades locais pelo ‘bom acolhimento’ e deixou um sério aviso aos atletas que estarão a competição: ‘será uma experiência inesquecível a todos os níveis’.