Desporto

Mão cheia de Ouro para as equipas da AAUM

Mão cheia de Ouro para as equipas da AAUM

No último dia das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), as equipas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) alcançaram um feito histórico, vencendo todas a finais em que estavam presentes. A academia minhota esteve em grande na cidade berço, tendo sido a universidade que conquistou mais medalhas na competição.

O dia começou da melhor maneira para o voleibol masculino. Os minhotos bateram a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) por 3-1 e garantiram a primeira medalha de ouro para a equipa da casa. A partida ainda esteve empatada a um set, mas a formação do Minho conseguiu ser superior, o que lhes permitiu vencer o torneio.

No andebol masculino, os minhotos atacaram a liderança com força e confirmaram o favoritismo. A AAUM mostrou desde cedo que não estava na partida para brincadeiras, vencendo a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT) por 50-27. Com este triunfo, o conjunto minhoto alcança o bicampeonato, revalidando o troféu conquistado no ano transato.

O hóquei em patins rematou em cheio no Centro de Atividades Recreativas de Taipense.  Num jogo onde o equilíbrio foi constante durante todo o encontro, os visitados venceram a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) por 1-0, erguendo bem alto a taça de campeão. Muito fair-play se fez sentir dentro do campo, sendo de evidenciar a atitude da equipa adversária, que completou o jogo sem nenhum jogador no banco de suplentes.

No futsal feminino, as minhotas entraram determinadas a levar o ouro para casa. A academia minhota dominou o jogo ao longo dos 40 minutos e bateu a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) por 3-0. Num dia em que a AAUM marcou mais um ponto na história do desporto universitário, o público presente no pavilhão de Azurém juntou-se aos festejos da equipa da casa.

A Pista de Atletismo Gémeos Castro foi o grande palco do juízo final de futebol de 11. No desporto rei, o desfecho final sorriu aos minhotos, triunfaram na partida por 1-0. Num jogo sem muitas oportunidades de perigo, o golo da AAUM apenas chegou nos descontos. formação do Minho conseguiu conquistar uma taça que lhe “fugia” há uns anos e terminou com o sonho da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) de festejar em Guimarães.

O basquetebol feminino também não deixou fugir a medalha de bronze. A disputar o terceiro e quarto lugar, o conjunto minhoto levou a melhor sobre a Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa (FAIPL), assegurando um lugar no pódio. Para o próximo ano, a equipa da casa vai tentar marcar presença na final e conquistar o ouro. Termina assim, da melhor forma, a participação das equipas da AAUM na segunda dos CNU, onde garantiram o primeiro lugar em cinco modalidades.