Desporto

2º dia das Fases Finais dos CNU recheado de vitórias para as equipas AAUM

2º dia das Fases Finais dos CNU recheado de vitórias para as equipas AAUM

No segundo dia das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU´s), as equipas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) entraram, ontem, em campo, tendo alcançado bons resultados frente as diversas universidades e institutos do país. A competir em cinco modalidade distintas, a academia minhota conseguiu garantir o passaporte para a fase seguinte no andebol feminino e no basquetebol masculino.

A primeira equipa a entrar em campo foi a de basquetebol masculino. Os minhotos entraram na prova com expectativas bastante elevadas, vencendo a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (AEISEP) por falta de comparência. No entanto, foi só com a vitória por 71-44 frente ao Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), que a turma da casa garantiu o apuramento para os quartos de final da competição.

O andebol feminino também assegurou a presença nas meias finais dos CNU´s. Apesar do empate e da derrota frente ao Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e à Universidade do Porto (UP), o conjunto minhoto conseguiu apurar-se para a próxima fase, tendo pelo caminho a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP), vencedoras do grupo B.

No futsal masculino, os atuais detentores do título não entraram da melhor maneira, empatando a duas bolas com a Associação de Estudantes da Universidade Europeia (AEUE). Ainda assim, no segundo jogo do dia, os vice-campeões europeus venceram por 4-2 a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), assumindo a dianteira do grupo B, com quatro pontos.

Apesar de já terem um pé na fase seguinte, os atletas da academia minhota têm encontro marcado frente a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP). Já no rugby masculino, a sorte não rondou os lados da AAUM. Com três derrotas em três jogos realizados, o conjunto minhoto complicou as contas na luta por uma medalha, encontrando-se na penúltima posição, ainda sem nenhum ponto alcançado.

Pelo contrário, o voleibol feminino iniciou a caminhada com uma vitória frente à Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) por 2-0. Os triunfos nos dois sets por 25-11 e 25-21, levaram as minhotas a assumir o primeiro lugar do grupo D. Hoje, a equipa da casa recebe a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP), pelas 16h30, no Pavilhão Inatel.

A competição continua e as equipas das AAUM vão de fazer conquistar um lugar nos Campeonatos Europeus Universitários e que o troféu não saia da região do Minho. Hoje já se disputa uma grande final, no rugby masculino, que vai ter transmissão a partir do Facebook da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).