Desporto

Xadrez da AAUM é tricampeão nacional universitário

Xadrez da AAUM é tricampeão nacional universitário

A atleta da Associação Académica da Universidade do Minho Mariana Silva trouxe para a UM a medalha de ouro nas provas rápidas e semi-rápidas de Xadrez, tornando-se tricampeã nacional universitária da modalidade.

As provas, que decorreram esta segunda e terça-feira, realizaram-se no pavilhão Aristides Hall, em Aveiro. Também a representar a AAUM, a atleta Daniela Arruda conquistou o terceiro lugar nas provas rápidas, trazendo o bronze para a Academia Minhota.

As provas rápidas do Campeonato Nacional Universitário Feminino deram ainda o segundo lugar à atleta Rita Santos da Universidade do Porto. A atleta venceu ainda o mesmo segundo lugar nas provas semi-rápidas. A Associação Académica da Universidade do Minho esteve presente neste campeonato com sete atletas, dois femininos e cinco masculinos.  

Mariana Silva, agora tricampeã nacional universitária de xadrez, conquistou a primeira medalha de ouro a competir pela AAUM em 2016, tendo renovado o título no ano seguinte. A aluna do curso de Línguas Aplicadas foi ainda, no ano letivo 2017/2018  considerada a atleta feminina do ano da academia minhota e esteve também nomeada para o prémio de monitora do ano.