Eventos

Start Point arranca em grande e com muitas novidades

Start Point arranca em grande e com muitas novidades

A 11ª edição da Start Point- Feira de Emprego, Empreendedorismo e Formação começou esta segunda-feira e dura até ao próximo dia 22 de outubro. Este ano o evento organizado pela Associação Académica da Universidade do Minho traz muitas novidades, incluindo a mostra empresarial num novo espaço, o Complexo Desportivo da Universidade do Minho, no Campus de Gualtar Na primeira semana, a feira contou com o Programa de Aceleração de Carreiras  e com a atividade  Start your Point,  em colaboração com a Startup Braga.

O evento abriu com o Programa de Aceleração de Carreiras, que contou com vários oradores. Através de workshops, procuraram elucidar os estudantes da Universidade do Minho sobre o primeiro contacto com as empresas. José Lucas, o primeiro orador, levou a palco um workshop, que teve como mote “À conquista do sucesso”. Já Paulo Silva falou sobre o quão importante é ter um ´plano B´ no mercado de trabalho. O primeiro dia do programa fechou com Sandra Costa a partilhar alguns segredos sobre como potenciar a nossa imagem pessoal.

O segundo dia de Start Point iniciou com a formadora Sara Oliveira a ensinar os estudantes a elaborar um bom CV. Seguiu-se Pedro Camarez a dar dicas de como ter um perfil de sucesso no Linkedin.

O Programa de Aceleração de Carreiras continuou no dia 16 com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional, com duas sessões de esclarecimento. Nestas sessões foram debatidos temas como o trabalho na Europa e a procura ativa de emprego. Ainda no terceiro dia de Start Point, decorreram os workshops “7 passos para comunicar em Público”, pelo orador Paulo Salgado e “Como preparar uma entrevista”, com Leonor Domingues, da empresa Parfois.

O Programa de Pré-Aceleração de Ideia, Start Your Point, decorreu na quinta e sexta -feira e, este ano, contou com a parceria da Startup Braga. O programa contou com 10 ideias de negócio em quatro áreas (Tecnologia Digital, Economia Circular, Sustentabilidade e Tecnologia da Saúde). A apresentação final das ideias de negócio e atribuição dos 3 primeiros prémios irá decorrer no dia 22 de outubro.

A Start Point termina na próxima terça-feira, dia 22, com a mostra empresarial, onde estarão presentes mais de 70 empresas. Este ano a feira decorrerá no Complexo Desportivo da Universidade do Minho, no Campus de Gualtar. Em simultâneo com a mostra empresarial o palco Satar Point Summit receberá, ao longo de todo o dia, várias conferências com temáticas de relevo para toda a comunidade. Serão 18 os oradores convidados que vão debater em painéis desenvolvidos em parceria com entidades como a DTx CoLAB, a Rádio Universitária do Minho (RUM), o Centro para a Valorização de Resíduos, o Gabinete Alumni UMinho e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ).