Projeto Entre-Ajuda

O Projeto Entre-Ajuda é uma iniciativa da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, em parceria com a APsi – Associação de Psicologia da Universidade do Minho, com o apoio do P5 da Escola de Medicina da Universidade do Minho, da Reitoria da Universidade do Minho e da Associação Académica da Universidade do Minho. Este projeto pretende ajudar os estudantes do primeiro ano da Universidade do Minho a lidar com questões psicossociais (isolamento, dificuldades de adaptação à Universidade, sintomas ligeiros de ansiedade e depressão, etc.). O projeto consiste na participação em quatro sessões de workshops em grupo. Os grupos serão compostos por, no máximo, oito estudantes de diferentes cursos da Universidade do Minho e vão ser orientados por dois psicólogos clínicos.

Os estudantes interessados deverão inscrever-se através do envio de um formulário para entreajuda@usaae.uminho.pt. Os estudantes inscritos serão contatados telefonicamente por um psicólogo clinico a fim de aferir a adequação das problemáticas dos estudantes ao tipo de intervenção oferecida. Os estudantes que apresentem os desafios adequados à intervenção proposta neste programa serão alocados a um dos grupos de intervenção que terão início em diferentes datas. 

O projeto é gratuito e assegura a confidencialidade dos participantes.

Todas as medidas serão tomadas para que os grupos representem um lugar seguro e confidencial onde os estudantes possam partilhar as suas experiências, receber o apoio de pares com experiências e dificuldades semelhantes e, sob a orientação do psicólogo clínico, caminhar no sentido de superar estas dificuldades. 

Numa primeira fase, entre os meses de novembro de 2021 e janeiro de 2022, realizar-se-ão três grupos, com diferentes datas de início. Posteriormente, a iniciativa será estendida a um número maior de estudantes ao nível da universidade.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Relacionados