Na noite de terça-feira, o largo da oliveira acolheu e deu início às festevidades da Receção ao Caloiro da Universidade do Minho. Os estudantes encheram a emblemática praça de capas negras e as Serenatas Velhas começaram pelas 21:30h.
Com palavras de futuro, de amizade e de saudosismo, Nuno Reis, presidente da AAUM e responsável pela atividade, deu o mote para o estudantes aproveitarem o seu primeiro ano ou, por sua vez, os últimos anos na academia minhota.
Após o fado do largo, o grupo de músicos seguiu de charrete para o centro de Guimarães. Na marcha seguiam também vários alunos da academia, bem como demais interessados. Os vocalistas deram então mote a temas de saudade, sentimentais e remetentes de amizade. O percurso seguiu da Biblioteca Municipal Raúl Brandão até dar a volta na Torre das Almadas, sempre sob o olhar atento dos vizinhos com as capas negras estendidas às janelas.
Chegados, novamente, ao largo, a presença estudantil sentia-se com enorme ansiedade. As Serenatas Velhas iniciam os cinco dias da semana da Receção ao Caloiro, que acontece até domingo no Pavilhão Multiusos, em Guimarães.