Utilizas o nosso serviço de transportes entre Braga e Guimarães? Já pensaste no porquê do preço ser tão baixo relativamente a outros serviços semelhantes?
Como sabes, a Universidade do Minho tem a particularidade de estar dividida em campi, situados nas cidades de Braga e Guimarães, o que obriga à deslocação diária de muitos estudantes. A ligação entre os diferentes campi, que é limitada ao nível da rede pública, é essencial permitindo manter uma universidade coesa e sem fronteiras na partilha de conhecimento.
Neste sentido, nós, Associação Académica da Universidade do Minho, mantemos uma rede de transportes, totalmente gerida por nós, cujos horários são revistos semanalmente de forma a dar resposta à procura variável dependendo da atividade letiva. É essencial que tu e todos os outros estudantes tenham acesso a um transporte de qualidade, moldado às tuas necessidades e sobretudo a um preço acessível: é isso que AAUMinho faz, suportando grande parte dos seus custos.
As formas alternativas de ligação entre as cidades de Braga e Guimarães cingem-se a uma rede de transportes intermunicipal garantida pela CIM Cávado que recentemente aumentou os preços desta deslocação e ainda uma linha férrea cuja viagem dura, no mínimo, 1 hora e meia. Ambas estas opções custam mais do dobro do preço dos nossos bilhetes.
Assim, recai sobre a Associação Académica a necessidade de continuar a fazer o que acredita ser o mais benéfico para os estudantes do Minho. Nem sempre tem sido fácil aplicar sustentabilidade financeira a um serviço de transportes como este, sobretudo devido à subida de preço dos combustíveis, mas a urgência em manter um bom serviço continua uma prioridade.
Apesar do aumento díspar de preços de serviços concorrentes, continuamos investidos em proporcionar as melhores condições aos estudantes e apelamos sobretudo ao reconhecimento da importância deste serviço por parte da comunidade envolvente, destacando o apoio por parte da universidade e municípios.
Margarida Isaías, Presidente da AAUMinho
P’la Direção da AAUMinho