UMFuturo inaugura espaço no Bairro Social das Enguardas

No passado sábado, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) inaugurou o Espaço UMFuturo, no Bairro Social das Enguardas. Em parceria com a Braga Habit e a Associação dos Leões das Enguardas, a antiga sede do clube dos Leões das Enguardas foi requalificada e passou a incluir a sede do projeto de voluntariado. Com este marco, “reestruturamos o projeto e perspetivamos desenvolver um espaço seguro, convidativo e ativo, não só para as crianças que continuam a ser o nosso grande foco, mas também para a restante comunidade”, afirmou Mariana Monteiro, Vice-Presidente do Departamento Social da AAUMinho.

Criado em 2017, o UMFuturo é um dos vários projetos sociais da associação estudantil. A iniciativa continuará a realizar o objetivo inicial, de desenvolver diferentes atividades junto da comunidade do Bairro Social das Enguardas, mas agora em espaço físico permanente.

Nos últimos anos, o projeto direcionou-se para os mais novos, através de sessões mensais na Escola Básica das Enguardas, em colaboração com os Núcleos e Grupos Culturais da Universidade do Minho. Na pandemia, permaneceu ativo e adaptou-se às circunstâncias, passando a ser dinamizado à distância.

Com a inauguração do espaço, o UMFuturo passará a estar mais presente na vida das crianças e dos jovens, através de apoio ao estudo e de apoio vocacional, ao mesmo tempo que incentivará os estudantes a ingressarem no Ensino Superior. Além disso, a restante comunidade local também estará inserida no projeto, através de momentos de formação, workshops, rastreios e outras atividades recreativas e culturais.

No âmbito da educação não formal, a cada mês será alocado um tema relacionado com a cidadania e assim explorado através de diferentes atividades e momentos de conversa. Em novembro, o UMFuturo focar-se-á na luta contra a violência nas mulheres, enquanto que em dezembro, será acerca do voluntariado.

A saúde mental também estará presente no mais recente espaço. A organização pretende assegurar o cuidado da saúde mental de todos os participantes, num primeiro momento através de iniciativas e, posteriormente, através de consultas de psicologia.

Mariana Monteiro revelou que a associação académica está “bastante agradecida e comprometida a levar a cabo este projeto de voluntariado, com impacto considerável na comunidade”. O Espaço UMFuturo “vem dar resposta aos objetivos sociais a que a AAUMinho se propõe”, concluiu a dirigente.

Relacionados